O prefeito do Reife o Shº João da Costa anunciou a inauguração dos equipamentos culturais do Parque Dona Lindu, as primeiras atividades no novo espaço de cultura e lazer da cidade acontecem no sábado (26/03) e domingo (27/03) com exposição e shows.
A galeria de arte, batizada de Janete Costa, abrirá suas portas com uma mostra retrospectiva dos 60 anos da primeira exposição do escultor Pernambucano Abelardo da Hora.
No palco do teatro Luiz Mendonça inauguração será com espetáculo da Orquestra Sifônica do Recife junto com o Lenine, no sábado (26/03) apresentação está será só para convidados e no domingo (27/03) as mesmas atrações serão apresentadas na área externa, com entrada gratuita para todos.
Quinta-feira (24/03), a Livraria Cultura receberá Nelson Saldanha para lançamento do livro 'Pela preservação do humano'. A obra reúne ensaios que, versando sobre diversos temas filosóficos, inclusive o da antropologia filosófica, abrangem também questões de teoria política, teoria esta considerada em um sentido bastante amplo, no qual se insere, como uma constante, a preocupação com o homem, com a história e com as crises.
Sexta-feira (25/03), Palestra de lançamento da 25ª Festa da Lavadeira que faz homenagem a Mestra Salustiano. O evento estar marcado às 19h no auditório da livraria.
Domingo (27/03), a parceria SESC na Cultura apresenta o Projeto "VAMOS SAMBAR" com Andreia Luiza e Grupo Pérola no auditório da livraria Cultura às 17h. Seu ingresso é 1 kg de alimento não perecível!
Livraria Cultura (Paço Alfândega-Recife Antigo) R. Madre de Deus,s/n
CEP.:50030-110 - Recife - PE Segunda a Sábado - 10h às 22h
Domingos e Feriados - 14h às 20h Tel.:(81) 2102-4033 begin_of_the_skype_highlighting(81) 2102-4033end_of_the_skype_highlighting / Fax.:(81) 2102-4200 begin_of_the_skype_highlighting(81) 2102-4200end_of_the_skype_highlighting
Durante todo o dia de hoje (21/03) na Estação do metrô do Recife. entre as 6h e 20h representantes do Centro de Apoio as Promotorias de Cidadania, do Ministério Publico de Pernambuco, do Comitê Estadual de Promoção de Igualdade Etnicoracial, do Movimento Nacional de Direitos Humanos, da Pastoral da Juventude dos Direitos Humanos e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, do Disque-Denúncia e da Polícia Militar participam das atividades. Todas juntos com o objetivo de combater o racismo institucional.
A programação inclui exibição de vídeos, exposição de fotografias e apresentações culturais e distribuição de material informativo sobre a política que a Prefeitura do Recife vem implementando sobre as questões raciais.
De acordo com o artigo I da Declaração das Nações Unidas, discriminação racial é qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública.
Programação: (estação Recife do metro)
7h – Ação educativa com alunos da rede municipal de ensino;
8h – poesias;
9h – contação de estórias;
9h - 11h – Divulgação dos Direitos: distribuição de folders da campanha, apresentação de Afoxé;
11h – exibição de vídeo: “Vista a minha pele” e outros;
13h – 17h – Microfone aberto com direito a voz às entidades e à população, com divulgação de Direitos para transeuntes;
17 – 19h30 - Apresentação de Afoxé, Teatro do oprimido
com as Loucas de Pedra Lilás, show com a banda N′Zambi.
Domingo (20/03) a Rural do Roger de Renor dar carona ao Silvério Pessoa e estacionam na praça do Arsenal da Marinha, encontro estar marcado às16:00 horas onde acontecerá a gravação do programa da Tv Brasil que vai ao ar todas às quintas-feiras as 19:30 horas, o "SOM NA RURAL". E neste pocket show ao ar livre o artista vai cantar músicas do ´seu novo álbum "No Grau". Apareçam, chamem os amigos e família e bom som!
Além das cidades do Recife e Olinda, quem fez idade nova no sábado (12/03) foi James Vernon Taylor, ele é músico norte-americano, compositor e intérprete da fusão do "country-gospel-rock", nasceu na cidade de Boston em 12 de Março de 1948 e já declarou seu amor ao Brasil varias vezes, inclusive faz parte de seu repertório a "Only a Dream in Rio (Apenas um sonho no Rio)" composta por ele mesmo, esta canção fala do encantamento que ele sentou ao visitar a cidade cidade do Rio de Janeiro, a versão de estúdio contou com as participações especiais dos vocais do grupo brasileiro MPB4 e no vídeo abaixo as participações de Milton Nascimento e percussão do Naná Vasconcelos.
Dica
Para quem é fã do James Taylor, pode levar para casa um excelente DVD dessa fera da música por apenas R$ 24,00 Clik aqui e reserve o seu. Já encomendei e recebi o meu. Vale muito apena ter este registro, Gostei muito!
Faltam palavras que expresse, a honra e felicidade de desfrutar dessa cidade multi-cultural, alegre e colorida, de um povo lindo, cativante e com uma simplicidade que conquista o mundo.
Essa é minha cidade, minha Veneza brasileira, a capital brasileira da música, é Recife de encantos mil, a capital do Frevo, onde o baque virado do Maracatu se ouve ao longe anunciando os festejos...
No sábado (12/03), dia do aniversário a celebração tem início com a partilha de um bolo de 474 quilosàs 10hna Praça da Várzea. O prefeito da cidade o Sr° João da Costa já confirmou sua presença e falou que vai aproveitar o clima de festa para assinar à ordem de serviço para a construção de mais 15 Academias da Cidade.
Já no domingo (13/03) as comemorações de aniversário continuam com o concerto da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), às 18h, no Marco Zero.
Recife Nagô
O Sol da aurora raiou, na terra do Capibaribe,
Do frevo e do Maracatu, de baque virado, de touro encarnado, de todo o azul,
Nasceu da pedra salina, Luanda estrela divina,
Recife batendo tambor
Desaguando pela aurora, Recife senhora de toda magia que o mar derramou,
Dona santa feiticeira, rainha guerreira, cantiga negreira Recife Nagô,
O Sol da aurora raiou, na terra do Capibaribe,
Do frevo e do Maracatu, de baque virado, de touro encarnado, de todo o azul,
Nasceu da pedra salina, Luanda estrela divina,
Recife batendo tambor
Desaguando pela aurora, Recife senhora de toda magia que o mar derramou,
Dona santa feiticeira, rainha guerreira, cantiga negreira Recife Nagô,
Confira agora o curta (filme) Original Olinda Style, desenvolvido pelos alunos de comunicação social da faculdade Mauríco de Nassau inspirado nas coisas do dia-adia da cidade, entres a musicalidade criada pela banda EDDIE no 2° álbum chamado Original Olinda Style.Esta é a nossa homenagem a essa cidade de tantos artistas, um lugar que valoriza sua gente seus talentos.
Em 12 de março, Olinda completa 476 anos Parabéns, ô linda cidade!
Para os adeptos do candomblé, a segunda de Carnaval é dia de homenagear as almas. O ritual Noite dos tambores silenciosos veio para o Brasil com os escravos e teve início em 1968 sendo incorporada aos dias de folia, e acontece no pátio da Igreja de Nossa Senhora do Terço com desfile das nações de maracatus de baque virado com cânticos de xangô.
A meia-noite, as luzes do bairro de São José foram apagadas e os maracatus trouxeram a luz através de tochas . O silêncio então é quebrado pelo soar de tambores. O babalorixá então alinha os batuqueiros e rege um coro de mães-de-santo que rezam com ele. O babalorixá termina o culto abençoando os membros dos maracatus e o público.
O Quanta Ladeira é o bloco mais aguardado do domingo de carnaval no bairro do Recife, cantando sobre os temas atuais de forma bem humorada, como a ausência de Daniela Mercury no Galo da Madrugada. O evento começou às 17 horas (com uma hora de atraso) e entre os artistas que subiram ao palco estavam o Vitor Araújo, Silvério Pessoa, Lula Queiroga e Fafá de Belém.
E começou com a seguinte parodia:
Ei pessoal,
Ei moçada
Daniela não veio pro galo da madrugada.
Ei pessoal,
Ei mocinha
Tava todo mundo lá
Só não tava essa galinha.
Aprenderam? Então vamos cantar todos juntos acompanhando o vídeo.
Na postagem anterior com este mesmo titulo, falamos da estrutura montada pelas prefeituras do Recife e Olinda com relação à disponibilidade dos banheiros químicos para os foliões e o comprimento da lei prevista no artigo 233 do Código Penal, onde as pessoas que fizerem as necessidades físicas em vias publicas devem ser punidas com prisão de 3 a 12 meses ou pagar uma multa. Porém via-se a cena de sempre: quantidade insuficiente dos banheiros e nenhuma autoridade que fizesse valer a lei. A situação foi tão crítica que São Pedro teve de intervir, abriu as portas do céu e mandou muita chuva logo após o desfile do Galo da Madrugada, para lavar as cidades.
Click aqui e confira a postagem Xixi na rua?! "X" problema! 1.1
Daniela Mercury seria atração de um dos 26 trios do cortejo do Galo. As 04:30 horas da manha do sábado a organização do bloco recebeu um E-mail da Canto da cidade comunicando que a cantora não viria. O presidente do Galo, Rômulo Menezes, falou ainda: "Atendemos todas as exigência feita pela artista, avião a inteiro dispor, pagamento adiantado, hotel..." Movido pela decepção afirmou: "O galo é maior que isso" Referindo-se à irresponsabilidade da cantora.
É impossível não falar da noite de ontem (05/03) onde houve a abertura histórica do nosso carnaval. Sob a regência do Naná Vasconcelos onde tocaram 400 batuqueiros de maracatú nação baque virado e, sob a regência do Lenine um time de mulheres da mais alta qualidade musical no show " Sob o mesmo céu" com as presenças da Marina Lima, Karina Buhr, Maria Gadú, Nena Queiroga, Mariana Aydar, Céu, Isaar de França, Zélia Duncan, Roberta Sá, Pitty e Elba Ramalho, na ultima canção todas juntas cantando com o Lenine, e assim fez-se a mais linda abertura do carnaval de todos os tempos e uma homenagem ímpar à todas as mulheres (8 de março dia internacional da mulher).
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que
"carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.
Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.[4] Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
Karina nasceu na Bahia, mas foi criada em Pernambuco onde viveu intensamente a música de raiz, as pastoras, o cavalo marinho, o maracatu, ciranda, como de roda... E traz de lá esse colorido em suas músicas e letras. A originalidade se faz presente nas letras, na postura de palco, na concepção musical contemporânea, livre da definição de gêneros e estilos. A diversidade é hoje uma realidade cultural e Karina Buhr é um talento em destaque como cantora, compositora, atriz, percussionista e desenhista. Depois de fazer parte das bandas Eddie e Comadre Florzinha a moça lança enfim seu tão aguardado trabalho solo, “Eu menti pra você” está a venda na Livraria Cultura e contou com os músicos são o que há de melhor nessa geração: Bruno Buarque (bateria, base mpc), Mau (baixo), Guizado (trompete), Dustan Gallas (teclados e piano) e as guitarras mais incríveis do país Edgard Scandurra e Fernando Catatau.
Através desse vídeo estaremos conhecendo melhor a historia da cidade de Salvador (BA), nós Recifenses queremos mostrar que não há rivalidade entre os carnavais, são folias diferentes que completam-se e fazem do Brasil o pais do Carnaval.